Cátedras


Cátedra nº 1

Patrono: Mário Gurjão Pessoa

Acadêmico: Mário Gurjão Pessoa

Mário Gurjão Pessoa é Bacharel em Ciências Contábeis e em Direito. Militou por vários anos em escritório de contabilidade, assessoria fiscal e serviços informatizados de contabilidade. Atuou como renomado advogado Tributarista por muitos anos no Ceará e no Brasil.

Profissional amante da contabilidade, foi líder classista em toda a sua trajetória, exerceu mandatos de Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (1961 a 1977), e foi Presidente do CRC-CE (1962 a 1973).

Foi Presidente do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 1ª Seção Regional do Ceará (1986 a 1990) e fundador e Presidente do Instituto Cearense de Direito Tributário – ICDT (1966). Primeiro advogado cearense a ingressar no direito tributário.

Membro fundador da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará – ACCEC – Cátedra nº 1.


Cátedra nº 2

Patrono: Kerginaldo Cândido de Souza

Acadêmico: Osvaldo Rodrigues da Cruz

Osvaldo Rodrigues da Cruz é graduado em Direito, Economia e Ciências Contábeis. Possui Especialização em Impostos de Renda Pessoa Jurídica e Pessoa Física, pela ESAF-DF e Especialização em Auditoria Fiscal, pela ESAF-DF.

Consultor Tributário – Sócio de Cruz & Fonteles Consultoria Tributária Ltda. Audito Fiscal da Receita Federal – Especialista em Imposto de Renda de Grandes e Médias Empresas (1977 a 2014). Delegado de Contabilidade e Finanças do Ministério da Fazenda – Tesouro Nacional. Chefe de Fiscalização da Receita Federal em Fortaleza. Gerente de Custos e Orçamentos da Cia. Brahma – AMBEV. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1989 a 1999). Instrutor da ESAF – Escola Superior de Administração Fazendária.

Autor do livro Contabilidade de Custos – um enfoque prático. Coautor de cursos de Contabilidade à distância: Auditoria Fiscal e Auditoria da Atividade Imobiliária, promovidos pela Secretaria da Receita Federal e dirigidos aos Auditores Fiscais do Brasil.

Palestrante em vários seminários voltados para Contabilidade, Tributos e Direito Tributário, no Brasil e no exterior. Membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários – ICET. Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.


Cátedra nº 3

Patrono: Ruy de Castro e Silva

Acadêmico: Joaquim Leitão de Castro e Silva

Joaquim Leitão de Castro e Silva é Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada do Ceará – FIC e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Possui Curso de Extensão Universitária (Pós-Graduação e Especialização) pela UECE e Mestrado em Gestão Pública.

Proprietário de escritório de contabilidade com prestação de serviços de Perícia e Auditoria Contábil, Assessoria em Contabilidade Tributária e Comercial e Assessoria em Administração.

Professor de Contabilidade de Custos, Gestão Contábil, Análise de Balanços, Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Vale do Acaraú – UVA. Professor de Teoria Geral da Administração, Gestão de Cargos e Remunerações, Administração Financeira e Orçamentária I e II, Auditoria em RH, Administração Estratégica, Estágio Supervisionado I e II e Administração de Recursos Humanos do Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ. Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação em Direito onde ministrou a disciplina Contabilidade e Legislação Tributária na Universidade Regional do Cariri – URCA. Professor Convidado no Curso de Especialização onde ministrou a disciplina Contabilidade Básica na Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ. Professor Convidado no Curso de Especialização de Auditoria, Gestão e Controladoria, onde ministrou a disciplina Auditoria Operacional e Contabilidade e Legislação Tributária na Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Tauá – ADETT. Professor formador conteudista da disciplina Fundamentos da Economia e Comercialização do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia – IFCE/UAB (EaD). Professor palestrante sobre o tema Associativismo e Cooperativismo no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE.

Concursado do Banco do Estado do Ceará S/A (1983), onde exerceu os cargos de Agente Administrativo, Substituto Chefe de Setor do Departamento de Crédito Imobiliário e Substituto Chefe de Divisão do Departamento de Crédito Imobiliário.

Trabalho realizado no Programa Nacional de Estudos sobre Ciências e Tecnologia patrocinada pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, sob o título: “Ciências e Tecnologia. Fator de Desenvolvimento para o Nordeste”, no item 7 (participação pessoal), com o título “Expressão Econômica como Fator Tecnológico no Contexto Regional-Nacional”.

Participação no X Congresso Brasileiro de Contabilidade. Participação no I Encontro de Professores de Contabilidade do Estado do Ceará no período de 12 a 13 de setembro de 1989, promovido pela Fundação Edson Queiroz – UNIFOR com o apoio do Conselho de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE.

Presidente em exercício da União dos Contabilistas do Ceará.

Manifestação Intelectual – Discurso como docente da Turma de Ciências Contábeis de 2011 da Universidade Vale do Acaraú – UVA.


Cátedra nº 4

Patrono: Américo Gondim Nogueira

Acadêmico: Robinson Passos de Castro e Silva

Robinson Passos de Castro e Silva é graduado em Ciências Contábeis e Direito. Pós-graduado em Administração Financeira e Pós-graduado em Contabilidade e Controle. Possui Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Diretor da Controller Auditoria e Assessoria Contábil S/S, da Controller Consultores Associados S/S e da Controller Desenvolvimento e Serviços Ltda. Perito Contábil e Auditor Independente, credenciado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), credenciado no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, credenciado no Banco Central do Brasil – BCB. Ocupou o cargo de Diretor Presidente da Rede Nacional de Contabilidade – RNC. Membro da firma Nexia International.

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (1998/2001) e (2018/2021). Presidente da UCC – União dos Contabilistas do Ceará (2003/2005).  Presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Ceará – APCEC (2002 a 2004). Presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON – 1ª Seção Regional (2004 a 2008 e 2012). Presidente do Centro Industrial do Ceará – CIC (2008 a 2010). Atuou como Conselheiro Representante dos Contribuintes junto à Primeira Turma Ordinária da Primeira Câmara da Segunda Seção do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda.

No magistério foi Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) entre 1992/1993, e Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) entre 1993/1995, onde lecionou as disciplinas de Auditoria, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade das Sociedades Anônimas, Técnicas Comerciais, entre outras.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Município de Fortaleza (2013-2016). Foi Presidente do Ceará Sporting Club (2015/2023).

Detentor da Medalha Boticário Ferreira outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Detentor da Medalha de Mérito Professor Ulisses celestino de Góis (CRC/RN) . Detentor da Medalha Mérito Contábil do Ceará. Recebeu o Prêmio OMNI da Revista FALE – 30 cearenses mais influentes 2012. Conquistou o Prêmio Destaque Político Administrativo 2015.


Cátedra nº 5

Patrono: Carlos Barbosa de Sousa

Acadêmico: Francisco Nilo Carvalho Filho

Francisco Nilo Carvalho Filho tem formação Técnica em Contabilidade. Possui graduação em Economia e em Direito.

Economista da extinta Telecomunicações do Ceará – TELECEARÁ. Economista e responsável pelo Setor Contábil do Grupo C. Rolim.

Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Supervisor Geral de Fiscalização e atualmente ocupa o cargo de Supervisor do Plantão Fiscal da Delegacia da Receita Federal de Fortaleza – CE. Instrutor de Contabilidade do Grupo Telebrás. Professor de Contabilidade Comercial e Industrial da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Ministrou diversos cursos e palestras na Receita Federal e na Escola de Administração Fazendária – ESAF, na área Contábil e Legislação Tributária. Participou como coautor do Curso de Especialização à distância em Auditoria Fiscal e Contábil para os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE. Detentor da Medalha de Mérito Contábil do Estado do Ceará e Membro da Academia Cearense de Ciências Contábeis do Estado do Ceará – ACCEC. Homenageado na SEMANA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE pelo CRC-CE, em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, em abril de 2016, pela inestimável contribuição à classe contábil cearense no desempenho de suas atribuições enquanto profissional.


Cátedra nº 6

Patrono: Luiz Crispim de Sousa

Acadêmico: Teresinha Maria Cavalcante Cochrane

Teresinha Maria Cavalcante Cochrane é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1969). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1980). Especialista em Executivos de Alto Nível em Instituições Financeiras pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1975). Especialista em Contabilidade pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1994). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP (2002).

Professora aposentada Adjunto II da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tutora de disciplinas no Curso de Administração em Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Ceará (EaD). Coordenadora dos cursos de Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário e em Gestão Universitária, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Orientadora de diversas Monografias dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC. Orientadora de diversas Monografias de alunos do curso de Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário, vinculado ao Departamento de Contabilidade da FEAAC/UFC. Chefe e Sub-chefe do Departamento de Contabilidade da FEAAC/UFC. Chefe do Departamento de Contabilidade (Contadora Geral) – Divisão de Contabilidade do Banco do Estado do Ceará S/A. Contadora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Experiência na área de Ciências Contábeis, Gestão e Planejamento Tributário e Gestão e Administração Pública.

Membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará – ACCEC. Membro do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT. Membro do Instituto Brasileiro de Contadores – IBRACON. Membro do Conselho Fiscal do Banco do Estado do Ceará S/A. Presidente e Membro do Conselho Curador da Universidade Federal do Ceará – UFC. Representante do Colegiado de Professores do Curso de Ciências Contábeis junto à Diretoria da FEAAC (2003 a 2008).


Cátedra nº 7

Patrono: Hírcio Barbosa Pinho

Acadêmico: Maria da Glória Arrais Peter

Maria da Glória Arrais Peter é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Ciências Contábeis na área de Concentração, Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC, responsável pela disciplina Controladoria. Diretora da FEAAC/UFC (1995 a 2003). Diretora-Presidente da Associação de Estudos e Pesquisas (1997 a 2003), onde posteriormente atuou como Diretora Financeira (2004 a 2009). Leciona (desde 1994) na Pós-Graduação, em disciplinas relacionadas à sua área de atuação.

Especialista em Contabilidade (1994). Tem direcionado a produção científica e técnica às áreas de Auditoria, Governança, Controladoria e Gestão de Custos, aplicadas ao Setor Público. Foco no Ensino e Pesquisa em Controladoria.


Cátedra nº 8

Patrono: José de Paula Freire

Acadêmico: Aldemir Pessoa

Aldemir Pessoa é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1968). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1978). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2007). Especialização em Tecnologia Educacional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1993 a 1995). Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade de São Marcos – São Paulo (2002).

Contador da Cia. de Habitação de Fortaleza (1969 a 1971). Contador da Superintendência Municipal de Obras e Viação – SUMOV (1971 a 1973). Contador da Telecomunicações do Ceará – TELECEARÁ (1973 a 1984). Administrador da Telecomunicações do Ceará – TELECEARÁ (1984 a 1996). Professor da Universidade Vale do Acaraú – UVA (1972). Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1972 a 2008). Professor da Associação Integrada de Ensino Superior do Nordeste (1999 a 2002). Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (1999 a 2001). Coordenador Adjunto do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2006 a 2007).

Publicação do artigo “O Profissional de Contabilidade no século XXI” – publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE e no Jornal O Povo (2005). Publicação do artigo “O Ensino Comercial no Estado do Ceará I e II” – publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado do Ceará – CRC-CE e no Jornal O Povo. Publicação do artigo “O Papel da Informação Contábil” – publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE e no Jornal O Povo.


Cátedra nº 9

Patrono: José Castelo Branco Bessa Filho

Acadêmico: José Castelo Branco Bessa Filho

José Castelo Branco Bessa Filho é Bacharel em Ciências Contábeis.

Auditor Fiscal de Arrecadação Previdenciária, da Receita Federal do Brasil. Diretor Adjunto para Assuntos Parlamentares do SINDFISCO NACIONAL. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (1982 a 1983).

Membro do Conselho Administrativo do Fortaleza Esporte Clube.


Cátedra nº 10

Patrono: Geraldo Vasconcelos do Carmo

Acadêmico: Gerson Lopes Fonteles

Gerson Lopes Fonteles é graduado em Ciências Contábeis e em Direito. Possui Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade de Salamanca – Espanha (aprovado cum laude, defendendo tese sobre Estado Mínimo e Corrupção). Tem formação complementar em Sociologia e Teologia.

Professor universitário, instrutor de cursos, conferencista em seminários nas áreas societária e tributária. Sócio e Diretor da Fonteles & Associados S/S e da Fonteles Advocacia Empresarial S/S, onde atua nas áreas da Contabilidade, do Direito Societário e Tributário. Consultor Contábil e Jurídico Empresarial e Auditor Independente. Executivo de empresas nacionais de grande porte nas áreas financeira e de controladoria. Foi gerente da firma multinacional de Auditoria Independente, PriceWaterhouseCoopers, onde fez carreira profissional, de Trainee a Gerente Top. Conselheiro de Administração e Fiscal de empresas nacionais, multinacionais e da Bolsa de Valores Regional do Ceará.

Coautoria no livro Reforma Tributária – Patrocinado pelo Conselho Federal de Contabilidade. Bíblia: Estudo Panorâmico e Cronológico – 3ª edição no prelo. Estado Mínimo e Corrupção (em fase de publicação, com base na Tese Doutoral). Articulista com mais de duas centenas de publicações técnicas e pareceres em jornais e revistas técnicas.

Ministrou palestras e conferências sobre os temas tributários e societários em eventos do IBEF, CRC-CE, OAB e CFC.

Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças – IBEF. Diretor do Instituto dos Advogados do Ceará.

Detentor da Medalha Mérito Contábil do Ceará em 13 de novembro de 2008. Tributarista do ano em 24 de novembro de 2014. Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana de Fortaleza.


Cátedra nº 11

Patrono: José Linhares Vasconcelos

Acadêmico: Pretextato Salvador Quaresma Gomes de Oliveira Mello

Pretextato Salvador Quaresma Gomes de Oliveira Mello é graduado em Ciências Contábeis (1971) e possui Especialização em Contabilidade (1998) pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, a partir de 1994. Professor da Universidade Federal do Piauí (1974 a 1994). Professor na Pós-Graduação em Auditoria (2002 a 2004), ministrando a disciplina Auditoria Contábil. Professor na Pós-Graduação em Contabilidade Tributária – CETREDE/UFC (2001), ministrando a disciplina Auditoria Contábil. Professor na Pós-Graduação em Auditoria Interna – UFC (1999).

Atuou como Auditor Independente na auditoria contábil com registros na CVM e no CNAI, do CFC, na execução operacional, controles internos e controladoria. Possui experiência como Perito Contador na área judicial e extrajudicial. Atuou como Controller da Cotece S/A. Sócio e Auditor Independente da Marpe Auditores Associados S/C. Atuou como Gerente Administrativo/Financeiro, Contador, Diretor Técnico/Financeiro e Gerente Financeiro pela Centrais de Abastecimento do Piauí S/A.

IX ERECIC – Encontro Regional de Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste – 13 a 16 de abril de 2006 – Palestrante – Tema: A postura ética do profissional contábil face a corrupção no Brasil – João Pessoa/PB. I Seminário IBRACON de Auditoria – Novas tendências em auditoria: governança e desempenho – IBRACON – 1ª Regional – 23 de março de 2006 – Fortaleza/CE. 11ª CONESCAP – Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON – 23 a 25 de setembro de 2005 – Natal/RN. Ministrou o curso “CASES de Controles Internos” – 20h/a – dezembro de 2004 – SESCAP-CE/IBRACON – Fortaleza/CE. Palestra no evento comemorativo aos 10 anos do SESCAP-BA – dezembro de 2004 – Salvador/BA. V Enescap – Norte – FENANCON/SESCAP-AP – novembro de 2004 – Macapá/AP. Debatedor no X Seminário de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE/CFC – junho de 2004 – Fortaleza/CE. I Fórum de Professores de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE/CFC – junho de 2004 – Fortaleza/CE. Curso de Auditoria Contábil - CRC/CE – 14 a 18 de julho de 2003 – Instrutor – Fortaleza/CE. Curso sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade – CRC-CE – 07 a 11 de abril de 2003 – Instrutor – Fortaleza/CE. II Seminário de Perícia Contábil do Estado do Ceará – APCEC/CRC-CE – agosto de 2001 – Coordenador – Fortaleza/CE.

Diretor Financeiro do IBRACON – 1ª Região (2009 a 2010). Diretor Administrativo do IBRACON – 1ª Região (2012 a 2013). Diretor Financeiro da Associação Comercial do Ceará (2006 a 2014). Membro da Comissão de Legislação do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (2008 a 2009). Membro da Comissão de Elaboração do Manual de Auditoria Interna do Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2006 a 2007). Membro do Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado do Ceará (2004 a 2007 e 2008 a 2011). Membro da Comissão de Estudos do CRC-CE – Portaria CRC-CE nº 070/2002 (2006 a 2009). Membro da Comissão Técnica – Portaria CRC-CE nº 013/2002. Membro da Comissão de Divulgação e Publicações – Portaria CRC-CE nº 002/2002. Membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Ceará – APCEC. Membro da Câmara de Professores do IBRACON – 1ª Regional – Fortaleza/CE.


Cátedra nº 12

Patrono: Salustiano Rodrigues Pinto

Acadêmico: Edilberto Cavalcante Porto Filho

Edilberto Cavalcante Porto Filho é graduado em Ciências Contábeis e em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Controladoria e Gerência Contábil pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Especialista em Auditoria Fiscal pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e pela Escola de Administração Fazendária – ESAF.

Delegado Adjunto da Receita Federal do Brasil (desde 2015). Auditor Fiscal da receita Federal do Brasil (desde 1998).

Professor Titular da UNIFOR (desde 2011). Professor Assistente da Faculdade Integrada do Ceará – FIC (2006 a 2011). Professor Autônomo da UNIFOR (2003). Professor Substituto da UFC (1998). Professor Titular da UNIFOR (1998).

Analista de Crédito IV do Banco do Nordeste do Brasil S/A (1989 a 1998). Função Administrativa na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (1998). Função Administrativa na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (1982 a 1998).

Publicação de Artigo Técnico-Científico intitulado: “As repercussões sociais e tributárias decorrentes da desoneração da folha de pagamento no setor econômico de call center (2015).

Instrutor da ESAF: Auditoria Digital Fazendária (desde 2006).


Cátedra nº 13

Patrono: Raimundo Andrade Morais

Acadêmico: Raimundo Andrade Morais

Raimundo Andrade Morais é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Sócio-Diretor da ADCON – Auditoria e Contabilidade. Credenciado junto a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE. Prefeito do Município de Madalena.


Cátedra nº 14

Patrono: José Edilson Chagas de Oliveira

Acadêmico: José Edilson Chagas de Oliveira

José Edilson Chagas de Oliveira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Contador da Santana Têxtil S/A.


Cátedra nº 15

Patrono: Antônio Esmerino Pinto

Acadêmico: Márcia Martins Mendes de Luca

Márcia Martins Mendes de Luca é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo – USP.

Foi professora do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP. Vice-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI. Professora Associada do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico – CNPq.

Membro da Comissão de Análise e Processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos na área de Contabilidade, do Conselho Federal de Contabilidade.

Coordenadora Adjunta da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação do Ministério da Educação, para os períodos 2011 a 2013 e 2014 a 2017.


Cátedra nº 16

Patrono: Washington Costa de Alencar

Acadêmico: Célia Maria Braga Carneiro

Célia Maria Braga Carneiro é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1992). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1998). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP (2002) e Doutora em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra – Portugal (2013).

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará – UFC (desde 1998), com experiência na área de Contabilidade e Administração, ênfase em Controladoria. Atuando nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, responsabilidade social, meio ambiente, relatório de sustentabilidade, Contabilidade Ambiental e Socioambiental, divulgação contábil, educação contábil e logística.

Exerceu cargo de Gerente e Escriturária do banco do Brasil S/A (1987 a 1998).

Trabalhos premiados em Congressos/Eventos Científicos: Artigo intitulado: O Balanço Social como ferramenta de gestão: investimento socioambiental e elementos financeiros das empresas do setor de energia elétrica do Brasil, XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA. Artigo intitulado: O impacto financeiro da logística reversa de pneus na distribuição automobilística de motocicletas do Estado do Ceará. Estudo de caso: Transliner”, XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. XIII Encontro de Iniciação à Docência, Universidade Federal do Ceará. VII Congresso Brasileiro de Custos, MBI.

Publicação de obra: Contabilidade Ambiental – Ferramenta para a gestão da sustentabilidade, Atlas, 2007.

Capítulo de livro: Saberes necessários à prática da educação problematizadora: a pedagogia da autonomia de Paulo Freire no curso de Ciências Contábeis In: Didática para o ensino nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. Atlas, 2012, p. 93-111.


Cátedra nº 17

Patrono: Nivardo Silva

Acadêmico: Cristiano Melo Reinaldo

Cristiano Melo Reinaldo é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Educação e Ensino à Distância pelo Serviço Nacional do Comércio – SENAC. Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT (2014 a 2016). Membro da Asociacón Interamericana de Contabilidad – AIC. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (2014 a 2017). Membro do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte – CONDECON-CE (2015 a 2016). Membro da Comissão Técnica do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Pernambuco – CRC-PE (2014). Membro da Comissão Técnica do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Maranhão – CRC-MA (2014). Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará – CONSUNI-UFC (2015).

Obras Publicadas: “Vantagens e Desvantagens da Análise Referencial como Análise Econômico-financeira e Patrimonial”. Manual de Normatização de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis (2014). O Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil: Uma Análise Comparativa. In: XXI Congresso Brasileiro de Custos, 2014, Natal/RN. O Impacto dos Custos Fixos nos Períodos de Sazonalidade em Empresas de Defensores Agrícolas. In: XIX Congresso Brasileiro de Custos, 2012, Bento Gonçalves/RS. Implantação do Balanced Scorecard em Empresas de Transportes Urbanos. In: 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2012, São Paulo/SP. A Gestão de Custos na Opção do Regime Tributário. In: XII Congreso Internacional de Costos: Tendiendo Puentes Interdisciplinarios en Gestion de Costos, 2011, Punta Del Leste, Paraguay. Comitê de Auditoria, Aplicação de Modelo Econométrico Norteamericano em um Estudo de Caso Brasileiro: Banco do Nordeste do Brasil S.A. Contextus – Fortaleza.

Avaliador Técnico do Congresso Brasileiro de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade (2016). Avaliador Técnico do Congresso de Contabilidade e Controladoria da Universidade de São Paulo – USP (2013 a 2016). Membro Avaliador Técnico do XX Congresso Brasileiro de Custos (2013). Membro do Comitê Científico da 14ª Convenção de Contabilidade do Estado do Ceará realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (2014). Professor Pesquisador da Universidade do Minho – TecMinho (Portugal). Professor Pesquisador da Universidade de Coimbra – UC (Portugal). Professor Pesquisador dos Grupos de Pesquisa PROATIVA – UFC/CAPES. Professor Pesquisador DIALOGICIDADE FREIRIANA – RCC. Idealizador e Editor-Chefe da Revista Coletivo Contábil – RCC. Idealizador e Editor-Chefe da Ciências Contábil em Revista – CCR.


Cátedra nº 18

Patrono: José Monteiro Alves

Acadêmico: José Monteiro Alves

José Monteiro Alves é Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bacharel em Contábeis e Atuariais pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Pedagogia, História e Geografia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza. Bacharel em Administração Provisionado pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Especialista em Contabilidade Geral pela Universidade Vale dos Sinos. Mestre em Economia e Doutor Livre docente em Contabilidade Geral e Pública.

Ocupou vários cargos na Delegacia Fiscal do tesouro Nacional. Foi Fundador do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Ocupou vários cargos Administrativos inclusive o de Diretor da FEAAC/UFC.

Detentor da Medalha do Mérito Contábil do Ceará.


Cátedra nº 19

Patrono: Rômulo Mascarenhas dos Santos

Acadêmico: Eduardo Araújo de Azevedo

Eduardo Araújo de Azevedo é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui Especialização em Contabilidade pela UFC (1994) e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP (2002).

Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1975 a 1978) e da Universidade Federal do Ceará – UFC (1983 a 2010). Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC por nove anos. Presidente do Conselho de Curadores da UFC. Presidente da Comissão Permanente do Pessoal Docente da UFC. Ministrou aulas nos cursos de Pós-Graduação latu sensu na Faculdade Leão Sampaio (Juazeiro do Norte – CE), Universidade Vale do Acaraú – UVA, Faculdade de Imperatriz – Maranhão, CETREDE, FAMETRO e Faculdade CDL.

Empresário Contábil. Gerente da Célula de Gestão do ISSQN da Prefeitura de Fortaleza. Consultor do SEBRAE. Superintendente e Diretor da Organização das Cooperativas do Estado do Ceará – OCEC. Vice-presidente do CRC-CE.

Dissertação de Mestrado (2002) com a obra titulada: "Modelo de apuração de resultado em atividades sazonais: um estudo aplicado às empresas de meios de hospedagem". Coautor do livro "Escrituração Contábil Simplificada", editado pelo Conselho Federal de Contabilidade (2008). Livro eletrônico: Manual de Contabilidade para Pequenas Empresas (Editora Fortes, 2015).


Cátedra nº 20

Patrono: Eliezer Forte Magalhães Filho

Acadêmico: Eliezer Forte Magalhães Filho

Eliezer Forte magalhães Filho é graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pós-graduado em Direito Tributário pela FGV/ESAF. Pós-graduado em Controladoria pela UFRJ/UNIFOR. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela UNIFOR.

Professor da UFC, UNIFOR, UECE, UVA e UFPE, em cursos de graduação e Pós-Graduação.

Auditor Federal de Controle pelo Tribunal de Contas da União – TCU. Auditor do Banco Central do Brasil – BCB. Assessor Jurídico da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Auditor Fiscal de Tributos – SEFIN/FORTALEZA. Diretor do Banco do Estado do Ceará; BEC Financeira; BEC Distribuidora de Títulos e Valores Ltda e BEC Crédito Imobiliário. Presidente do Banco do Estado do Piauí. Presidente da Bepoupar Crédito Imobiliário. Presidente do Conselho de Administração do SEBRAE-PI. Secretário de Controladoria do Município de Caucaia/CE. Gerente da Célula de Gestão das Receitas Tributárias da SEFIN/FORTALEZA. Sócio da empresa MAGALHÃES, ROLIM E PESSOA ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S.


Cátedra nº 21

Patrono: Sebastião Carlos Bedê e Silva

Acadêmico: Francisco Ossian Bezerra

Francisco Ossian Bezerra é graduado em Ciências Contábeis (1997) e em Administração (2006) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduado em Direito Pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2012). Especialista em Auditoria pela UFC (2019) e em Direito Tributário pela EPD (2015).

Advogado na Fortes Advogados. Tem experiência nas áreas de Perícia Contábil e Auditoria Independente. Professor de Cursos Fortes Treinamentos. Diretor da empresa Clinicon Consultoria Empresarial Ltda. Diretor Administrativo do SESCAP/CE.


Cátedra nº 22

Patrono: Pedro Paulo Monteiro Vieira

Acadêmico: Pedro Paulo Monteiro Vieira

Pedro Paulo Monteiro Vieira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui Especialização em Elaboração e Análise de Projetos pela OEA/CETREDE. Mestre em Administração (Concentração em Finanças) - PUC. Doutor em Administração pela UNINTER Assunção (Paraguai).

Professor de Análise de Custos – UFC e ATENEU. Professor de Análise de Balanços – UFC/UVA/UNIFOR-BNB. Professor de Orçamento Empresarial – UFC. Professor de Contabilidade Empresarial Gerencial – UNIFOR/UECE/CETREDE/UFC/UNIAMÉRICAS. Professor de Gestão do Capital de Giro – Universidade de San Lorenzo. Chefe do Departamento de Contabilidade. Coordenador de Cursos de Pós-Graduação.

Contador Geral do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Chefe de Serviços de Contabilidade do Banco do Brasil S/A. Vice-presidente do CRC-CE (1988 a 1990). Presidente do Conselho de Curadores da UFC (2002 a 2003). Membro e Presidente do Conselho Fiscal do BNB/BEC (1996 a 2003). Coordenador da Comissão Estadual para a Reabertura do banco do Estado do Piauí – Secretaria da Fazenda do Piauí. Presidente do Banco do Estado do Piauí.

Obras publicadas: Noções de Contabilidade Bancária – Gráfica do BNB. A Função Contábil na Administração – Gráfica do BNB. O Problema da Mediação do Lucros nas Empresas – PUC/SP. Contabilidade para quê? – Jornal O Povo. Coisas do País do Capitalismo sem Capital – Jornal O Povo. Um Modelo de Custeamento e Precificação para o Porto do Pecém – Departamento de Engenharia da UFC.


Cátedra nº 23

Patrono: Maria de Lourdes de Araújo

Acadêmico: Jeanne Marguerite Molina Moreira

Jeanne Marguerite Molina Moreira é graduada em Ciências Contábeis (1980) e em Direito (2008) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Contabilidade (1994) e em Direito Público (2014) pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP (2003).

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará – FEAAC/UFC (desde 1985), ministrando disciplinas na área contábil e jurídica. Professora do Curso de Especialização de Controladoria vinculado ao Departamento de Contabilidade FEAAC/UFC, ministrando a disciplina de Teoria da Contabilidade. Tutora em diversas disciplinas no Curso de Administração em Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil da UFC – EaD (desde 2007). Orientadora de diversas Monografias de alunos do Curso de Ciências Contábeis e do Curso de Especialização em Controladoria vinculado ao Departamento de Contabilidade da FEAAC/UFC. Chefe do Departamento de Contabilidade da FEAAC/UFC por diversos períodos. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC por diversos períodos.

Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (2003 a 2007). Vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC/CE (2005 a 2007). Membro Efetivo da Comissão de Tomada de Contas Especial da CPPAD da UFC (2005 a 2007).


Cátedra nº 24

Patrono: Adauto Araújo Farias

Acadêmico: Adauto Araújo Farias

Adauto Araújo Farias é formado em Engenharia Agrônoma pela Escola de Agronomia do Ceará (1950). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1969). Possui Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Fez concurso para o Banco do Brasil, em Fortaleza, em novembro de 1951, tendo ingressado em 1952, em Monteiro/PB, tendo trabalhado também em Russas/CE, até novembro de 1962, quando for transferido para Fortaleza, cidade em que se aposentou em 1983.

Foi professor da UNIFOR, do Curso de Ciências Contábeis.


Cátedra nº 25

Patrono: Francisco das Chagas Ponte Dias

Acadêmico: Francisco das Chagas Ponte Dias

Francisco das Chagas Ponte Dias é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1970). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Fortaleza (1997).

Professor da UNIFOR (desde 1978), ministrando a disciplina de Introdução à Contabilidade e Gestão Contábil-Financeira. Professor da FAECE (2001 a 2009). Membro do Conselho Fiscal da Delegacia Sindical do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho com mandato até 2015. Auditor Fiscal do Trabalho na Delegacia do Trabalho (1976 a 2001). Sócio e Fundador da Marpe – Contadores Associados.

Artigos Publicados: Problemas do Enquadramento Sindical – Jornal O Povo (1993). FGTS Débitos Salariais e Mora Contumaz, Jornal O Povo (1993).

Palestras ministradas: Sindicalismo e sua importância para o Sindicato das Secretárias no Estado do Ceará. Contribuição e Enquadramento Sindical para os Auditores Fiscais do Trabalho na Delegacia Regional do Trabalho.

Agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito, como melhor aluno do Curso de Ciências Contábeis (noturno) nas comemorações do 15º aniversário da UFC. Agraciado com a Medalha 50 anos do Serviço Social do Comércio – SESC, pelos relevantes serviços prestados a entidade. Agraciado com a Medalha “Contador Antônio Dias Macedo”, por ocasião dos 60 anos do Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará. Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 19 de abril de 2010 pelos serviços prestados à classe contábil cearense. Detentor da Medalha Mérito Contábil do Ceará concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade. Homenagem do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão nos 40 anos da UNIFOR.


Cátedra nº 26

Patrono: José Ribamar Barros Jucá

Acadêmico: Liduino Juvêncio Herculano

Liduino Juvêncio Herculano é Técnico em Contabilidade e graduado em Ciências Contábeis pela UNICHRISTUS (2014).

Proprietário de empresa contábil, Escritório Técnico de Assistência Contábil Ltda. (1974 a 2000). Presidente da Cia. de Transporte Coletivo – CTC (1985), na gestão do Prefeito José Maria de Barros Pinto. Diretor Financeiro da TV Educativa Canal 5 (1986 a 1988), nomeado pelo Governador Gonzaga Mota. Funcionário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (desde 2002), onde exerceu os cargos de Diretor Executivo e Ouvidor.

Fundador e Ex-Presidente da Associação dos Técnicos em Contabilidade do Estado do Ceará – ASTEC (1976) e Presidente (1984 a 1986). Eleito Conselheiro do CRC-CE por dois mandatos (1982 a 1987). Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Contabilidade (1986 a 1987). Vogal da Junta Comercial do Ceará, indicado pelo CRC-CE (1988 a 1992). Diretor do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará na década de 1980. Integrante de todos os movimentos de classe contábil do Ceará (1976 a 2015).

Coordenador das páginas de notícias sobre a classe contábil, em jornais de grande circulação – Diário do Nordeste, Jornal O Estado e Coordenador de tabloides em datas especiais da classe, no Diário do Nordeste e no Jornal O Povo. Suplente vereador de Fortaleza (1982 a 1988). Coordenador dos Informativos do CRC-CE, durante 10 anos. Radialista profissional registrado no Ministério do Trabalho sob o nº 1.513, as fls. 358, liv. 03, em 29 de janeiro de 1987 e no Sindicato dos Radialistas sob o nº 3.718. Manteve programas radiofônicos, no ar, durante a última década, informando, instruindo e promovendo a classe contábil, nas emissoras de rádio; Ceará Rádio Clube de Fortaleza, Rádio Dragão do Mar de Fortaleza e Rádio Cidade de Fortaleza.


Cátedra nº 27

Patrono: José Maria Martins Mendes

Acadêmico: José Maria Martins Mendes

José Maria Martins Mendes graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1976). Administrador de Empresas com título de habilitação profissional expedido pelo Conselho Federal de Técnicos de Administração (1970), com Especialização na área de Administração Pública pela FGV/CENDEC-RJ.

Professor da UNIFOR (1976 a 1994). Diretor do Centro de Ciências Administrativas – CCA, composto pelos Cursos de Economia, Administração, Contabilidade e Turismo.

Membro do Conselho Universitário e da Comissão de Pesquisa e Pós-graduação. Detentor da Medalha do Mérito Contábil João Lyra em 24 de outubro de 2004, máxima distinção da Classe Contábil Brasileira, outorgada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Exerceu os seguintes cargos na área pública: Secretário Executivo da Secretaria de Governo para Assuntos Municipais (1979 a 1983), Secretário de Finanças do Município de Fortaleza (1997 a 1998), Secretário da Fazenda do Estado do Ceará (2003 a 2006), Membro Efetivo do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ (2003 a 2006). Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (1984 a 1987). Presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC (1994 a 1997). Membro Efetivo do Conselho Consultivo do CFC. Presidente do Comitê de Integração Latino Europa América – CILEA/Roma (biênio 2006-2007). Fundador e Presidente do SESCAP/CE (1987 a 1988). Fundador e Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (1998 a 1999). Ocupa a cadeira de nº 30 da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e Membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários – ICET (desde 2000). Conferencista em diversos eventos nacionais e internacionais.

Autor de diversos livros e artigos técnicos nas áreas de Contabilidade, Tributos, Administração de Empresas e de Sociedades Cooperativas.


Cátedra nº 28

Patrono: Pedro Coelho Neto

Acadêmico: Pedro Coelho Neto

Pedro Coelho Neto é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1970). Especialista em Auditoria em cursos e seminários promovido pelo Instituto de Auditores Independentes do Brasil (1973). Especialista em Contabilidade lato sensu, pela UFC.

Chefe do Departamento de Auditoria da Auditoria e Planejamento Ltda. – AUDIPLAN (1971 a 1975). Sócio e Fundador da Marpe Auditores Associados (desde 1975). Professor das disciplinas de Contabilidade Geral, Contabilidade Comercial e Técnicas de Auditoria – UNIFOR. Professor das disciplinas de Contabilidade Geral, Estágio Supervisionado, Prática de Escrituração Contábil e Fiscal, Contabilidade das Sociedades Anônimas do curso de graduação e Auditoria Independente, do Curso de Especialização. Perito Judicial com atuação na Justiça Federal, no Cível e na Justiça Trabalhista.

Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON (2001 a 2004). Diretor da Confederação Nacional do Comércio – CNC (2004 a 2010). Coordenador da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica – CAE do Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2006 a 2017). Assessor do Secretário de Finanças do Município de Fortaleza (1997 a 1998). Juiz Classista suplente junto a 12ª JCJ do Tribunal Regional do Trabalho (1997 a 1998). Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Administrativos, Informações e Pesquisas do Ceará – SESCON (1991 a 1998). Conselheiro do CRC-CE (1981 a 1984). Presidente do CRC-CE (1988 a 1991). Conselheiro Fiscal da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – CAGECE (1988 a 1989). Conselheiro do Conselho Curador da Universidade Federal do Ceará – UFC (1987 a 1995). Membro o Conselho de Vogais da Junta Comercial do Ceará – JUCEC (1983 a 1986). Presidente da Associação dos Contadores do Ceará – ACEC (1980 a 1981). Presidente da Ordem dos Contadores do Brasil – Secção Ceará – OCB (1979 a 1980). Presidente da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará – ACCEC (2014 a 2017).

Presidente da Fundação Franklin Roosevelt (1990 a 1992 e 2006 a 2012). Venerável da Loja Maçônica Franklin Roosevelt (1988 a 1990).

Coordenador do Grupo de Trabalho para levantamento do Perfil do Contabilista Brasileiro (1988 a 1990). Membro da Câmara Técnica do CFC (1994 a 1995). Membro do Grupo de Trabalho do CFC para elaboração do Manual de Normas Contábeis Aplicáveis às Eleições de 1995. Secretário Geral do XV Congresso Brasileiro de Contabilidade (1996). Coordenador do Comitê Financeiro do XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade (2000).

Publicação do Manual de Contabilidade para Empresas Comerciais em coautoria com o Professor José Moacir Gomes Meireles. Autor de vários artigos sobre assuntos emergentes, publicados, principalmente na Revista da FENACON.

Detentor da Medalha do Mérito Contábil outorgada pela Conselho Regional de Contabilidade. Detentor da Medalha Boticário Ferreira outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Detentor do Título de Comendador outorgado pela Confederação Nacional do Comércio e Serviços.


Cátedra nº 29

Patrono: José Xavier Fortes

Acadêmico: José Xavier Fortes

José Xavier Fortes é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e Pós-graduado em Gestão Tributária pela Universidade Estadual do Ceará.

Professor de Finanças Públicas, Contabilidade Pública, Perícia, Auditoria e Monografia em Contabilidade pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1979 a 1995). Professor de Orçamento Público, Finanças Públicas e Contabilidade Pública do Curso de Ciências Contábeis e de Administração Pública do CESA, da UECE. Professor de Finanças Públicas do Curso Superior de Polícia, da Academia de Polícia Militar General Edgar Facó. Professor de Finanças Públicas da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP (2010). Instrutor do Departamento de Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração do Estado, área de Finanças Públicas. Instrutor do Curso de Capacitação de Pessoal à nível de prefeituras municipais da Secretaria para assuntos municipais (1981).

Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ/CE, integrante da equipe do Contencioso Administrativo Tributário, aposentado. Assessor da Presidência do IPEC, para a área financeira-contábil, junto ao Departamento de Operações Habitacionais (1985 a 1986).

Diretor da empresa PHOENIX Auditoria e Consultoria Ltda. Perito Contábil Judicial, na Justiça Federal, com atuação nas Varas da Fazenda Pública Estadual, Cível e Comercial, da Comarca de Fortaleza.

Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UNIFOR (1988 a 1990). Conselheiro efetivo do Centro de Ciências Administrativas da UNIFOR. Subcoordenador e Coordenador eventual do Curso de Ciências Contábeis da UECE.

Vice-presidente do CRC-CE (1992 a 1995). Presidente do CRC-CE (1996 a 1997). Presidente da Associação Cearense de Empresas e Profissionais da Área Municipal – ACEPAM (1998 a 2000). Membro efetivo do Conselho Consultivo do CRC-CE.

2º Vice-presidente da Comissão Organizadora e Executiva do XV Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em Fortaleza realizado no período de 20 a 25 de outubro de 1996.

Membro Fundador da Academia Russana de Cultura e Arte – ARCA (Russas/CE).


Cátedra nº 30

Patrono: José Martonio Alves Coelho

Acadêmico: José Martonio Alves Coelho

José Martonio Alves Coelho é graduado em Ciências Contábeis e em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Doutor em Direito pela mesma instituição de ensino. Possui Mestrado em Administração, Pós-graduação em Auditoria, em Educação e em Processo Civil.

Perito Judicial Contábil, com atuação nas Varas de Falência e Recuperação de Empresas. Atua na Advocacia Civil e Tributária.

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (1991 a 1995). Presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2004 a 2005 e 2014 a 2015). Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (2008 a 2009). Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (2010 a 2014). Presidente do CFC (2016 a 2017). Detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra e da Medalha Boticário Ferreira concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza.


Cátedra nº 31

Patrono: Sérgio Maria Nobre Othon Sidou

Acadêmico: Sérgio Maria Nobre Othon Sidou

Sérgio Maria Nobre Othon Sidou é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Sócio e Diretor da PLANEJ Contabilidade Ltda.

Atuou como Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE.


Cátedra nº 32

Patrono: José de Paula Barbosa

Acadêmico: José Carlos Fortes Rocha

José Carlos Fortes Rocha é graduado em Direito (1994), Ciências Contábeis (1986) e em Matemática (1981) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2004). Possui Especialização em Direito Empresarial pela PUC/SP (2004). Especialista em Administração Financeira (1989) e em Matemática Aplicada (1986) pela UNIFOR.

Professor Titular do Curso de Direito da UNIFOR. Professor de Contabilidade e Direito da UECE. Presidente do Grupo Fortes de Serviços.

Obras publicadas: CURSO DE PRÁTICA CONTÁBIL. Fortaleza: Editora Fortes Ltda., 2015. CURSO DE DIREITO EMPRESARIAL. Fortaleza: Editora Fortes Ltda., 2014. DIREITO DAS OBRIGAÇÕES (CONTRATOS). Fortaleza: Editora Fortes Ltda. DIREITO EMPRESARIAL. Fortaleza: Editora Fortes Ltda., 2004, v. 1. SOCIEDADE LIMITADA. Fortaleza: Editora Fortes Ltda., 2004, v. 1. ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO CONTABILISTA. Fortaleza: Editora Fortes Ltda., 2002, v. 1. MANUAL DO CONTABILISTA. Fortaleza: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, 2001, v. 1. MATEMÁTICA FINANCEIRA – Teoria e Prática. Fortaleza: Editora Fortes Ltda., 2001, v. 1. MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA CONTADORES. Fortaleza: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, 1999, v. 1. OBRIGATORIEDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, 1998, v. 1.


Cátedra nº 33

Patrono: Luiz Tavares de Castro

Acadêmico: Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva

Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva é graduada em Ciências Contábeis para Universidade Estadual do Ceará – UECE (1994). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – FEA/USP (2003). Possui Especialização em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (2000).

Contadora da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Profissionais da Área de Saúde – UNICRED (1995 a 2006). Sócia de empresa de Contabilidade (2006 a 2010). Professora da Faculdade Integrada do Ceará – FIC (2002 a 2006). Professora da Faculdade Sete de Setembro – FASETE (2001 a 2010). Professora Assistente II do Departamento de Contabilidade FEAAC da Universidade Federal do Ceará – UFC (desde 2010). Professora do Curso de Especialização na Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Universidade Christus – UNICHRISTUS; Faculdade Sete de Setembro – FASETE e Faculdade de Juazeiro – FJN. Tutora em diversas disciplinas no Curso de Administração em Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Ceará (EaD), desde 2010. Orientadora de diversas Monografias dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC. Orientadora de diversas Monografias dos alunos em Cursos de Especialização. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC. Coordenadora da disciplina de Políticas Públicas, no Curso de Administração em Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil da UFC (EaD), desde 2011.

Autora de capítulo de livro intitulado: PRÁTICAS EDUCATIVAS: interdisciplinaridade e intertextualidade. 1. ed. Editora CRV, 2014. Autora de capítulo de livro intitulado: EDUACAÇÃO BRASILEIRA: cenários e versões. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015.

Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (2008 a 2011 e 2012 a 2015). Coordenadora acadêmica da Fundação Cearense de Contabilidade (2010 a 2012). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará – UFC.


Cátedra nº 34

Patrono: Paulo Feijó de Sá Benevides

Acadêmico: Sandra Maria Aguiar de Figueiredo

Sandra Maria Aguiar de Figueiredo é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui Mestrado em Contabilidade e Controladoria, Especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa e Especialização em Contabilidade e Controle, ambos pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Diretora do Instituto Sapientia de Ensino Superior – ISES (desde 2007). Faculdade Maurício de Nassau – NASSAU (2012 a 2016). Faculdade Christus – UNICHRISTUS (2004 a 2006). Faculdade Integrada do Ceará – FIC (1998 a 2004). Faculdade Anhembi Morumbi – FAM (1990 a 1992). Professor Titular da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1987 a 1999). Professora Visitante da Universidade Estadual do Ceará – UECE (1994 a 1999). Fundação de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras – FIPECAFI (1990). Vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (1996 a 1999). Presidente de 1ª Seção Regional do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes – IBRACON (1994 a 1998).

Obras publicadas: Contabilidade de Seguros. São Paulo: Editora Atlas, 2012. Controladoria Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Gestão de Empresas Contábeis. 1 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

Portadora da Medalha Boticário Ferreira, comenda atribuída pela Câmara Municipal de Fortaleza (2000). Acadêmico – Membro Titular da Cátedra nº 148, da Academia Brasileira de Ciências Econômicas Políticas e Sociais (1994).


Cátedra nº 35

Patrono: Eliseu de Sousa Pereira

Acadêmico: José Flávio Vasconcelos Alves

José Flávio Vasconcelos Alves é graduado em Direito (2008) e em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Graduação em Ciências da Computação (1995), Mestre em Administração e Controladoria (2012) e Especialização em Análise de Sistemas (1997), ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Professor e Técnico da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor de cursos de Especialização na Faculdade Cearense: Auditoria e Controladoria; e Planejamento Tributário. Professor de Direito na Faculdade Cearense da graduação na qual ministrou as disciplinas de Direito Tributário, Direito Financeiro e Hermenêutica Jurídica. Professor de Contabilidade Tributária e Contabilidade Comercial. Professor de Administração onde ministrou a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito. Professor substituto da UFC (desde 2015), onde ministra as disciplinas de Contabilidade Geral, Contabilidade Internacional, Contabilidade de Custos e Legislação Trabalhista e Previdenciária.

Possui diversos artigos publicados em periódicos e anais de eventos. Diversas produções técnicas publicadas, além de participação e apresentação em eventos.


Cátedra nº 36

Patrono: Jaime Avelino Chagas

Acadêmico: Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior

Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior é graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP.

Professor Assistente na Universidade Estadual do Ceará – UECE (desde 2013). Professor da Universidade de Fortaleza (desde 2009). Conselheiro Efetivo no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CE (2002 a 2005).

Autor do livro “O Brasil em suas mãos controle social nos munícipios no Estado do Ceará”. Autor de capítulo no livro “Responsabilidade Social das Empresas: a contribuição das universidades”.

Apresentação de vários artigos científicos publicados em eventos e periódicos científicos tratando sobre auditoria contábil; transparência governamental; educação na área contábil; Demonstração do Valor Adicionado; entre outros temas, além de realizar diversos treinamentos nessas áreas.

Participa ativamente de projetos de pesquisa nas Universidades orientando diversos alunos de graduação e pós-graduação, além de elaborar diversos relatórios de auditoria durante sua vida profissional.


Cátedra nº 37

Patrono: José Hamilton Vieira Mota Filho

Acadêmico: Luciano Guerra de Almeida Teixeira

Luciano Guerra de Almeida Teixeira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Avaliação Socioeconômica de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile. Mestre em Contabilidade Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Professor em cursos de graduação e pós-graduação de Contabilidade, já atuou em diversas instituições sediadas em Fortaleza/CE, entre elas a UNIFOR, FA7, CHRISTUS, FAMETRO, FIC e Lourenço Filho. É Técnico do Banco do Nordeste onde ocupa o cargo de Consultor de Produtos e Serviços Bancários.

Autor do livro “Contabilidade Descomplicada” pela Editora Saraiva. Autor do livro “A Nova Contabilidade – Uma Introdução ao Estudo do Processo de Convergência ao Padrão Internacional, pela Editora Atlas. Autor do livro “Manual de Custos para o Exame de Suficiência”, pela Editora Atlas.


Cátedra nº 38

Patrono: Sílvio Leitão de Castro e Silva

Acadêmico: Sílvio Leitão de Castro e Silva

Sílvio Leitão de Castro e Silva é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1968). Programa de Controladoria e Finanças para Executivos Internacionais promovido pela Syracuse University (1974). Curso de Especialização em Contabilidade promovido pela UFC (1994). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2011).

Atuou no Banco do Estado do Ceará na função de Chefe do Setor de Contabilidade (1964 a 1965) e Contador Geral (1966 a 1971). Diretor Financeiro na BEC Financeira S/A (1975 a 1984). Diretor de Operações na BEC Turismo S/A (1985 a 1988). Professor de Contabilidade Geral, Contabilidade Comercial, Técnicas Comerciais, Perícia Contábil e Auditoria Contábil na Universidade Federal do Ceará – UFC (1970 a 1997). Professor de Administração Financeira, Análise de Custos, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública e Perícia Contábil na Universidade Estadual do Ceará – UECE (1979 a 2003). Assistente Técnico – Contratado pela parte em diversas ações judiciais. Perito Judicial – com atuação no Fórum Judicial Estadual, na Justiça Federal e Trabalhista. Auditoria e Consultoria Contábil – Serviços prestados em diversas empresas e entidades.

Associado Fundador, Presidente (1998 a 2004) e Conselheiro Fiscal (2004 a 2016) da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Ceará – APCEC. Presidente (2009 a 2011) e Diretor (2012 a 2016) do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON. Diretor (2014 a 2017) da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará – ACCEC. Diretor (2002 a 2006) da União dos Contabilistas do Estado do Ceará – UCC. Agraciado com a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito outorgada pelo Conselho Regional de Contabilidade por ocasião do X Congresso de Contabilidade (1976). Placa e Diploma por relevantes serviços prestados concedida pelo Banco do Estado do Ceará em 23 de junho de 1988. Detentor da Placa e Diploma por relevantes serviços prestados concedida pela FEAAC/UFC (1998).


Cátedra nº 39

Patrono: Paulo Afonso Costa Moraes Lima

Acadêmico: Paulo Afonso Costa Moraes Lima

Paulo Afonso Costa Moraes Lima é Técnico em Contabilidade. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças Públicas.

Membro da Escola Superior de Guerra – ADESG. Auditor Fiscal da Receita Estadual – SEFAZ/CE. Perito Contábil Comercial na Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Fortaleza. Assessor V Contábil da Secretaria da Fazenda Estadual. Diretor Contábil da Esplan Contabilidade e Assessoria de Empresas. Perito Contábil e Fiscal do Contencioso Administrativo Tributário da Secretaria da Fazenda. Membro do Conselho de Contribuintes do Estado do Ceará. Contador Geral da Fundação Cearense de Meteorologia. Contador e Assessor de várias empresas da comarca de Fortaleza.


Cátedra nº 40

Patrono: João Moreira Vale

Acadêmico: João Moreira Vale

João Moreira Vale é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Contabilidade pela UFC. Especialista em Administração Escolar pela UECE.

Como contador, prestou serviços a empresas industriais, comerciais e de serviços, tendo, também, realizado Perícias Judiciais na área contábil. Diretor Geral do Colégio CWD Máximus, desde a sua fundação. Ex-funcionário do DNOCS. Professor da FEAAC/UFC (aposentado), tendo exercido por mais de uma vez a Chefia do Curso de Ciências Contábeis.

Coordenou a implantação e operacionalização do Laboratório de Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC. Participou de várias bancas examinadoras de concursos públicos para o cargo de professor junto à UECE, UFC e em outros Estados (Maranhão e Roraima).

Agraciado com a Comenda, Prof. Edilson Brasil Soarez, por ocasião da solenidade direcionada às personalidades educacionais do Ceará (2012). Detentor da Medalha Prof. Francisco de Assis Barbosa, pela passagem dos 30 anos do Departamento de Contabilidade – FEAAC/UFC. Homenageado pela passagem do Jubileu de Ouro do Departamento de Contabilidade – FEAAC/UFC.


 

Mensagem enviada com sucesso
Pagína não encontrada